6 dicas para aumentar a imunidade

O sistema imunológico é o conjunto de células de defesa do corpo. Elas têm o papel de combater microrganismos invasores, protegendo-nos de doenças. Por isso, se você quer conquistar mais saúde, precisa adotar hábitos para reforçar a imunidade. Confira algumas dicas!

Como melhorar a imunidade do corpo

O segredo do “corpo blindado” está na nutrição. Alguns alimentos e suplementos fornecem substâncias que agem diretamente no sistema imune. Junto à dieta, também vale manter certos comportamentos em sua rotina. Acompanhe:

1. Consuma vitamina C

Esse é um antioxidante natural. Ou seja: ajuda a combater o envelhecimento precoce, porta de entrada para enfermidades.

Muito se tem estudado sobre uma possível relação entre a vitamina C e a prevenção de resfriados. Porém, não existem dados científicos contundentes a esse respeito.

O nutriente pode ser obtido com frutas ou em suplementos alimentares. Alguns exemplos são acerola, goiaba, laranja e outros cítricos. Conheça aqui alguns desses suplementos.

2. Pegue sol (com cautela)

Todo mundo sabe que sol em excesso faz mal à pele. Ainda assim, você deve tirar uns minutos do dia para entrar em contato com ele. Isso porque são os raios solares que sintetizam a vitamina D, importante para a imunidade e para o fortalecimento dos ossos. A substância é encontrada em pescados, óleo de fígado de peixe e suplementos. Veja mais sobre os suplementos aqui.

3. Inclua zinco na alimentação

Esse é um dos principais nutrientes para reforçar o sistema imunológico, pois diminui a incidência de infecções. Só que muitas pessoas apresentam deficiência de zinco no organismo.

Encontrado em diversos ingredientes de origem animal – carnes, peixes, frutos do mar e ovos –, o mineral faz falta para vegetarianos. Já os idosos têm dificuldade de sintetizá-lo. Ambos os casos podem requerer suplementação.

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4. Pratique atividades físicas

O exercício moderado estimula a produção de linfócitos, que destroem células tumorais ou infectadas por vírus. Além disso, a atividade física contribui para a redução do estresse, deixando o organismo menos suscetível a doenças. É aquela velha história: mente sã, corpo são.

Se você não tem o costume de ir à academia nem de praticar esportes, comece devagar. Pode ser uma caminhada de meia hora ou uma volta de bicicleta pelo quarteirão.

5. Durma bem

Boas noites de sono promovem uma verdadeira faxina no organismo. Elas auxiliam na renovação celular, regulam os hormônios e aliviam o cansaço. Tudo isso está relacionado ao aumento da imunidade!

Recomenda-se que uma pessoa adulta durma entre sete e oito horas por noite, mas o período pode variar. Para o relaxamento total, evite cafeína, álcool e refeições pesadas antes de ir para a cama.

6. Hidrate-se

A água faz os sistemas do corpo operarem de maneira mais adequada. Ela remove impurezas e equilibra o funcionamento das células. Ainda, lubrifica as mucosas, o que dificulta a entrada de agentes infecciosos presentes no ambiente.

A dica é ingerir líquidos com regularidade. Fala-se numa média de dois litros por dia, mas esse número pode mudar de acordo com as necessidades de cada organismo.

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