fbpx

9 motivos para incluir produtos orgânicos na sua alimentação

9 motivos para incluir produtos orgânicos na sua alimentação

Já faz algum tempo que os produtos orgânicos se tornaram famosos e estão sendo cada vez mais procurados, não é verdade? É importante saber que isto não acontece à toa. Eles realmente são diferentes e capazes de nos fornecer muitos benefícios!

Neste post vamos explicar o que eles são e porque é importante acrescentá-los à sua alimentação.

O que são produtos orgânicos?

Segundo o entendimento do nosso país, são considerados orgânicos os alimentos cujo processo de produção não envolve o uso de agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, antibióticos, adubos químicos nem transgênicos em nenhuma de suas etapas.

Porém, sobre este assunto existem algumas considerações que vale a pena mencionar:

Não é correto falar que alimentos orgânicos não tenham substâncias ou elementos químicos.

A disciplina escolar denominada “Química” estuda a matéria, ou seja, tudo que ocupa lugar no espaço e os elementos que a compõem. Partindo do princípio de que todas as coisas podem ser divididas em pequenos elementos químicos, o correto é dizer que o que os alimentos orgânicos não têm são aditivos químicos, ou seja, substâncias que foram adicionadas a eles, e não elementos químicos, já que estes são a matéria-prima de todas as coisas.

Não fazer o uso de substâncias químicas não basta para ser orgânico.

O conceito de “orgânico” é mais do que uma forma de produção, é uma ideologia que leva em conta, além da qualidade e do cuidado com o produto, o respeito com os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos que os envolvem.

Podem existir alimentos orgânicos industrializados.

Obviamente, o processo de industrialização precisa atender a algumas exigências, como não adicionar substâncias indesejadas e muito menos nocivas nos alimentos. Mas, ainda assim, para se enquadrar nesta categoria basta que 95% dos ingredientes sejam orgânicos. Cumprindo isto, o alimento já pode ser considerado como tal.

Por que consumir produtos orgânicos?

Agora que você já entendeu o que são alimentos orgânicos, vamos lhe dar 9 motivos importantíssimos para você incluí-los em sua alimentação diária:

1. Você estará livre de substâncias nocivas
Como já dissemos, os alimentos orgânicos não possuem aditivos químicos. Porém, o que talvez você não saiba é que, muitas vezes, os aditivos químicos encontrados nos alimentos podem ser a causa de sensibilidades e doenças, como crises alérgicas, respiratórias, dores de cabeça, distúrbios hormonais, entre outros.
Assim, passando a consumir alimentos orgânicos você se mantém longe destas ameaças.

2. São mais nutritivos
Os alimentos orgânicos têm maior valor nutricional, ou seja, se comparados aos produzidos em métodos convencionais, eles são mais ricos em vitaminas, minerais e outras diversas substâncias naturais benéficas ao corpo humano.
Além disso, graças à ausência dos aditivos químicos, estes nutrientes podem ser mais bem aproveitados pelo nosso organismo.

3. São mais apetitosos
Atualmente, muitas pessoas se recusam a ter uma alimentação saudável com a justificativa de que esta categoria de alimentos “não tem gosto” ou “não tem sabor”.
Porém, com os alimentos orgânicos é diferente. Quando produzidos desta forma, eles desenvolvem mais aroma e sabor, se tornando mais atrativos ao consumo.

4. Melhoram a saúde de nossas células
Os alimentos orgânicos podem apresentar até 40% a mais de antioxidantes quando comparados à versão tradicional de produção.
Os antioxidantes protegem nossas células da ação de oxidação causada pelos radicais livres. Dentro de nossas células, estas substâncias podem lesioná-las ou, até mesmo, matá-las.

5. Maior durabilidade dos alimentos
Os produtos orgânicos apresentam maior durabilidade. Desde que o armazenamento seja feito de forma correta, até mesmo um alimento sensível como a alface pode durar por volta de uma semana na geladeira, mantendo suas propriedades de sabor, textura etc.

6. Contribuem para a não contaminação da água
Os produtores de alimentos orgânicos se responsabilizam por cuidar dos recursos naturais que utilizam, como a terra, a água, entre outros.
Quando são utilizados agrotóxicos e outros aditivos químicos na produção de frutas e legumes, as partículas destas substâncias que entram em contato com o solo podem descer por ele até penetrarem nos lençóis freáticos e contaminá-los, algo que pode trazer grandes malefícios para nós.

7. Preservam a vida animal
Como reação à situação apresentada acima, se os lençóis freáticos forem contaminados, diversas espécies de animais poderão ser prejudicadas também, podendo afetar o equilíbrio da cadeia alimentar ou até mesmo colocar algumas delas em extinção.
Ao consumir produtos orgânicos, você dará força a um movimento de produção que respeita o bem-estar animal, não os colocando em situações de risco.

8. Cuidam do futuro do planeta
Os produtores se preocupam com o futuro do planeta e, por isto, prezam pelo equilíbrio da vida e da natureza ao seu redor, garantindo que nenhum ônus será deixado para eles.
Consumindo alimentos produzidos de forma orgânica você estará ajudando a reduzir os impactos a longo prazo que a agricultura convencional ocasiona, como as alterações no clima e também a poluição do ar.

9. Ajudam os pequenos produtores a se desenvolver
Para finalizar, consumir alimentos orgânicos é algo que, mesmo indiretamente, ajuda a cuidar do nosso planeta.
Os agricultores de produtos orgânicos costumam se importar com a preservação do meio ambiente, da terra e com a qualidade do produto que estará nas prateleiras e gôndolas dos mercados.

Ao optar por consumir este tipo de alimentos, os consumidores estão contribuindo para que este método de produção seja reconhecido e valorizado. Isto dá o apoio que os produtores precisam para não caírem na tentação de produzir com agrotóxicos com a justificativa de que precisam utilizar estes métodos para expandir a produção e ter maior lucratividade.
Além disso, conforme o consumo de produtos deste nicho aumenta, os produtores poderão se desenvolver cada vez mais e isto poderá impactar na diminuição do preço destes alimentos, que é uma razão pela qual muitas pessoas não os consomem atualmente. Este é um princípio sustentável que acaba sendo mais uma vantagem para nós, não é mesmo?

Esta foi a matéria sobre produtos orgânicos. Esperamos ter esclarecido este assunto para você e também ter dado bons motivos para que eles sejam incluídos em sua alimentação hoje mesmo, garantindo mais saúde para sua família e para o mundo!

Gostou do que leu? Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário para nós!