A dieta não funciona mais? Veja como dar um “UP” e emagrecer!

A dieta não funciona mais? Veja como dar um “UP” e emagrecer!

Com algumas mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação, é possível transformar a maneira como seu organismo processa e armazena energia. Se a dieta não funciona mais, está na hora de acelerar o metabolismo!

E agora, como fazer isso? As principais medidas são mudanças na alimentação, prática de atividade física e suplementação correta. Mas vamos com calma, desvendando os principais segredos para dar um up na dieta e emagrecer. Continue a leitura e descubra como!

Por que a dieta não funciona mais?

O primeiro passo quando seu peso não diminui mais na balança é descobrir os motivos disso estar acontecendo.

Cabe aqui algumas reflexões: você está realmente seguindo a dieta que foi recomendada? Está comendo nas quantidades prescritas na dieta? Como anda sua prática de atividade física? Está fazendo o treino ideal para perder peso, e no tempo adequado?

Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer antes de pensar em mudanças. É importante seguir aquilo que foi proposto, evitando as escapadinhas, quando ninguém está olhando, ou pular aquele exercício aeróbico do treino.

Depois de refletir sobre sua alimentação e atividade física, você ainda está insatisfeito com a dieta que não funciona mais? Então vamos saber mais sobre outras formas de voltar a perder peso!

O que é jejum intermitente?

É uma maneira de emagrecer, intercalando períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo do jejum intermitente é utilizar os estoques de lipídios do corpo, estimulando a perda de gordura.

Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Nos períodos de jejum, é recomendado ingerir apenas líquidos sem calorias: água (com ou sem gás), chás e café sem açúcar são alguns exemplos.

Mas como funciona o jejum intermitente? Existem diversas maneiras de praticar esse tipo de jejum. Por isso, a importância de conversar com um especialista, como endocrinologista ou nutricionista.

Por meio da consulta e dos exames específicos, será montada uma dieta individualizada, estipulando as horas de jejum e as janelas de alimentação.

Como princípios básicos, todo método de jejum intermitente deve ter:

  1. Janelas de alimentação, que podem variar em número e horas durante o dia;
  2. Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum;
  3. Corte de produtos que contenham calorias, incluindo alguns suplementos hipercalóricos.

Quais alimentos ajudam a perder peso?

Alguns alimentos contêm substâncias termogênicas, que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Vamos conhecer então alguns alimentos que te ajudarão a emagrecer!

  • Óleo de coco: a gordura contida nesse óleo retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. Outro benefício é a presença de triglicerídeos de cadeia média (TCM), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente e não fica armazenada.
  • Ômega 3: é encontrado em peixes, como salmão e atum, e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal e melhora a retenção de líquidos.
  • Pimenta vermelha: rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Pode ser usada em saladas e em pratos quentes como tempero.
  • Canela: aumenta o metabolismo basal e tem alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.
  • Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Ideal para ser consumido cru, como nos sucos e chás.

O que são produtos nutracêuticos?

A palavra nutracêutico é a junção dos termos nutriente e farmacêutico. É um produto, na forma de pó, comprimido ou sachê, que contenha substâncias específicas, extraídas de algum alimento.

Essas substâncias, presentes em altas concentrações, podem ser vitaminas, fibras, minerais, ácidos graxos, entre outras.

Os produtos nutracêuticos são importantes aliados durante a realização de uma dieta. Durante as dietas restritivas, o organismo acaba sofrendo deficiência de alguns nutrientes.

 

Como não são remédios, esses produtos não têm restrições.

Mas vale ressaltar aqui que é sempre importante consultar um especialista e realizar exames antes de consumir os nutracêuticos.

 

Como melhorar seu treino para perder peso?

O segredo para perder peso durante a atividade física é nunca deixar o seu corpo se acostumar com um treino por muito tempo. Por exemplo, após longas distâncias a um ritmo lento, corra menores distâncias a um ritmo intenso.

É legal também variar de atividade, evitando se acostumar e deixar o treino monótono, como andar de bike ou nadar no lugar de correr.

Converse sempre com seu instrutor ou preparador para que ele elabore um treino individualizado de acordo com seu objetivo e condicionamento físico.

Outro método alternativo para acelerar o emagrecimento é o treino intervalado de alta intensidade. O princípio é “menos tempo, mais intensidade”. Ele coloca seu corpo para trabalhar no limite, causando exaustão dos músculos e do sistema cardiorrespiratório, acelerando o consumo de energia e a perda de peso.

O treino intervalado é um treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas e intensidades baixas a médias, por, no máximo, 30 minutos. Esse treino estimula o corpo a queimar calorias por até 1 hora depois da atividade, elevando o metabolismo e favorecendo o emagrecimento.

A musculação é outra estratégia para acelerar o metabolismo. Ela estimula a perda de gordura e o aumento da massa magra. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias você gasta diariamente, uma vez que o músculo é o tecido que mais necessita de energia.

 

E sobre as dicas das blogueiras e a onda fitness nas redes sociais?

Gabriela Pugliesi, Juju Salimeni e várias outras celebridades estão sempre dando dicas de boa forma em suas redes sociais. Seja no Instagram, seja em blogs ou no Facebook, você já deve ter visto fotos dessas musas fitness, como são chamadas, e seus corpos definidos.

Mas é importante saber filtrar todas essas informações que aparecem nas mídias. A maioria dessas blogueiras não tem formação na área de Nutrição ou de Educação Física e tem suas postagens patrocinadas pelas empresas que bancam os produtos que elas consomem.

Quando se trata de suplementos, tenha cuidado com o que você encontra nas redes sociais e sempre pesquise bastante sobre o assunto!

Agora que falamos sobre alimentação, treinos e cuidados que se deve ter antes de comprar seu suplemento, você chegou à conclusão de que realmente a sua dieta não funciona mais? Então é hora de colocar nossas dicas em prática!

Queremos saber de você: o que achou do nosso post? Deixe um comentário com suas opiniões, dúvidas e experiências pessoais!