fbpx

A importância de ingerir vitaminas durante a gravidez

A importância de ingerir vitaminas durante a gravidez

Além de garantir a saúde da mãe, os nutrientes também ajudam na formação do bebê durante a gravidez.

A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Porém, durante essa fase, é comum que as gestantes tenham uma alimentação irregular, o que faz com que seu organismo necessite de vitaminas importantes não só para garantir sua saúde, mas também a saúde do bebê.
Portanto, fazer o uso de vitaminas para regular os nutrientes no organismo durante a gestação é fundamental para a prevenção de doenças, como a anemia, além de ajudar na formação do DNA e no crescimento do feto.

Quais os principais nutrientes necessários em uma gestação?
Essa é a fase na qual a mulher mais precisa repor as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Os nutrientes mais requisitados são as vitaminas C, D, B6 e B12, além de ferro, cálcio, zinco e o ômega 3. A quantidade de suplementos necessários durante a gestação é determinada através de vários fatores como o resultado dos exames de sangue, a idade da paciente, o número de bebês que ela espera, além da presença de doenças como diabetes e osteoporose. Veja como cada vitamina atua no desenvolvimento do bebê:

Ácido fólico: importante para o desenvolvimento do cérebro e a formação da coluna e medula espinhal.

Cálcio: importante para a formação dos ossos, além de ajuda na manutenção da pressão sanguínea. Também é um dos componentes que agem ativamente para a produção do leite materno;

• Ferro: ajuda na prevenção de anemia, e evita o nascimento prematuro dos bebês;

Vitamina D: ajuda no metabolismo, na preservação dos ossos e auxilia no desenvolvimento muscular e dos nervos.

Além disso, é muito importante o uso de vitaminas a base de ferro para as gestantes com anemias, para que haja o aumento da produção de hemácias. Nessa fase, é muito comum que as mulheres grávidas tenham anemia, já que o organismo precisa produzir mais sangue. A baixa quantidade de ferro no corpo, pode trazer consequências graves durante a gestação, como o risco de nascimentos prematuros, abortos ou diminuição do crescimento do bebê.

Sempre busque um especialista
Apesar de fazer bem para o organismo, o uso errado de suplementos durante a gravidez também pode trazer sérios riscos para a mãe e o bebê O excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar problemas de má formação no feto, enquanto o consumo errado de vitamina C pode ajudar no desenvolvimento de cálculos renais.
Por isso, antes de tomar qualquer medicamento, consulte o seu médico, para que ele possa prescrever a quantidade ideal de vitaminas que você precisa ingerir, garantindo uma gravidez tranquila e saudável, tanto para você, quanto para o seu filho.

 

Leia também nosso artigo: Como identificar um nutracêutico de qualidade?