Amora miura: o que é e para que serve

Uma planta de origem asiática pode atenuar os calores da menopausa. Estamos falando da amora miura, uma variação da amora preta. Embora não seja tão fácil encontrar a fruta in natura aqui no Brasil, existem suplementos alimentares feitos a partir dessa espécie. Continue conosco para conhecer os benefícios do produto.

O que é a amora miura e como consumi-la

A morus Nigra, conhecida popularmente como amora, tem mais de 20 espécies diferentes. Cada uma apresenta particularidades na aparência, no sabor e nas propriedades medicinais.

No caso da amora miura, costuma-se preparar um chá com as folhas da planta. Já o fruto, desidratado, serve de matéria-prima para a produção de suplementos em cápsula. Esse composto é fonte de vitaminas e outros nutrientes importantes para a saúde.

O produto pode ser consumido por qualquer pessoa que queira complementar a dieta. Porém, grávidas e lactantes devem ter acompanhamento de nutricionista para evitar o uso inadequado.

Benefícios da amora miura para a saúde

A ingestão regular de cápsulas de amora miura pode trazer diversas contribuições à sua saúde. Confira alguns desses benefícios:

Controla o diabetes

Controla o diabetes

Esse vegetal estimula o corpo a produzir insulina. Dessa forma, o nível glicêmico tende a se manter estável. Ótima notícia para quem lida com as complicações do diabetes, ou mesmo para pessoas que não tenham a doença, mas precisem diminuir a taxa de glicose no sangue.

Atenua os sintomas da menopausa

A amora miura também ajuda a regular outros hormônios, como o estrogênio. Isso traz vantagens para mulheres acima dos 40 anos, fase em que os sinais da menopausa começam a aparecer. Os fogachos, as alterações de humor e a sensibilidade vaginal ficam mais brandos.

Dica: 6 suplementos alimentares para você emagrecer com saúde

Equilibra a flora intestinal

Equilibra a flora intestinal

A planta contém uma alta quantidade de fibras. Portanto, os produtos derivados dela estimulam o trato intestinal e facilitam a digestão. Se você sofre com prisão de ventre, inchaço ou outros desconfortos estomacais, pode investir na suplementação com amora miura para conquistar mais bem-estar no dia a dia.

Dica: Suplementos alimentares: o que são e como usar

Reduz o colesterol

A presença do flavonoide quercetina e do ácido cafeico está relacionada à diminuição do LDL, o colesterol ruim. Lembre-se de que é necessário manter esse indicador num nível controlado! A medida reduz a probabilidade de problemas cardiovasculares, como pressão alta, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

Previne o envelhecimento precoce

A amora miura tem propriedades depurativas (elimina toxinas), além de efeito antioxidante. Quando associada a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas, ela auxilia no combate aos radicais livres. Esses são os responsáveis pelo envelhecimento, pois danificam as células e elevam o risco de complicações de saúde.

Melhora a qualidade do sono

Melhora a qualidade do sono

Para completar, a amora contém ácido elágico, um composto capaz de frear a ansiedade. Dessa forma, você pode desacelerar após um dia intenso de trabalho para, enfim, dormir tranquilamente à noite.