BENEFÍCIOS DE 5 FRUTAS CÍTRICAS

Em um país tropical como o Brasil, encontramos muitas variedades de frutas, que podem ser doces, ácidas e até azedas, algumas são conhecidas por sua suculência outras pela quantidade de fibras e seu alto valor calórico e fontes de vitaminas e minerais . Entre tantas opções temos as frutas cítricas que possuem ácidos mais fortes e são uma excelente fonte de vitamina C e de antioxidantes, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e prevenir infecções como gripes resfriados. Elas fazem parte do gênero citrus , aliadas da nossa pele, cabelos, coração e muito mais. Como exemplos, temos : laranja, limão, abacaxi, morango, acerola, etc…

Pra que servem?

O consumo  regular ajuda a fortalecer o sistema imunológico e garante a oferta de nutrientes  fundamentais para nosso organismo. As frutas cítricas possuem alta concentração de ácido cítrico e vitamina C, apresentam boas quantidades de potássio, vitamina A e flavonoides, ricas em água que ajuda na hidratação do corpo. Cascas e bagaço são fontes de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino e redução dos níveis de colesterol no sangue . Confira o benefício de cada uma delas:

  1. Laranja: muito consumida por brasileiros, aumenta a imunidade, rica em vitaminas A e C,  contêm uma grande quantidade de minerais em sua composição. Beneficia a saúde dos olhos, combate anemia e ajuda no desenvolvimento dos ossos e músculos.
  2. Limão: com alto poder detox , fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, benéfico para problemas cardiovasculares e intestino.
  3. Abacaxi: contém cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e fortalece o sistema imune, benéfico para o sistema urinário e digestão, é leve e laxativo.
  4. Morango: fonte de vitamina C, manganês, ferro e cobre, fortalece a defesa natural do organismo, ajuda a reduzir colesterol ruim .
  5. Acerola: possui alta concentração de fósforo, fortalecendo ossos, dentes e músculos, ajuda aumentar a energia do corpo.

Como consumir?

O ideal é consumir as frutas cruas e se possível com o bagaço para melhor aproveitamento de vitaminas, fibras e minerais. As frutas cítricas são bons ingredientes para o preparo de sucos, molhos de salada, sobremesas, temperos de carne, guarnições e drinks. Possuem função terapêutica, o óleo (sumo) presente nas cascas dessas frutas, ajuda muito prevenir infecções e o aroma abre o raciocínio e melhora o funcionamento neurológico.

Essas frutas desempenham benefícios antioxidantes para a pele, ajudando a remover as células mortas e evitam envelhecimento precoce, por isso fazem parte de muitas formulas de suplementos alimentares e produtos cosméticos para embelezar o corpo e proteger contra radicais livres. Sendo possível retardar o surgimento de rugas e marcas de expressão, flacidez e manchas. Ajudam no fortalecimento das unhas por conter vitamina C que faz crescer de forma saudável e rápida.  

Benefícios:

Vale lembrar que o consumo regular de frutas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e garante a oferta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, prevenindo doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e indigestão, ajudando a emagrecer por suprir a vontade de comer doces e garantindo a oferta de vitaminas e minerais, alguns flavonoides e antioxidantes.

Girlaine Keller – Nutricionista – CRN 2/ 8789

Pós graduada em Saúde Publica com Ênfase em Saúde da Família

Coach em Metabolic Balance

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