fbpx

Como identificar um produto nutracêutico de qualidade?

Como identificar um produto nutracêutico de qualidade?

A busca por formas de melhorar a saúde, bem como de prevenir e tratar doenças, faz parte da rotina de muitas pessoas. Afinal, a saúde merece atenção, visto que é a responsável pela nossa qualidade de vida. Nessa perspectiva, surgem os produtos nutracêuticos, com a proposta de reduzir o risco de enfermidades e melhorar a saúde. Contudo, você sabe como identificar um produto nutracêutico de qualidade?

Apenas saber da sua função de modo geral não é suficiente, é preciso conhecer mais a respeito do produto, que pode agregar tantas coisas boas à saúde. Saber como o produto faz isso e como identificá-lo são aspectos importantes.

Quer entender mais? No post de hoje, você vai descobrir não só os benefícios, mas também como reconhecer um produto de qualidade!

Afinal, o que é um produto nutracêutico?

Uma das melhores formas de entender o que são os produtos nutracêuticos é começar pelo significado do termo. “Nutracêutico” é a junção de “nutriente” e “farmacêutico”, ou seja, produtos nutracêuticos colaboram com a manutenção da saúde oferecendo nutrientes que contribuem para que isso ocorra.

Os nutrientes encontrados nesses produtos podem ser encontrados tanto em cápsulas, pó ou comprimidos, como fazendo parte de suplementos. O composto biologicamente ativo presente nos produtos nutracêuticos é, basicamente, o mesmo que é encontrado em determinados alimentos, mas apresentado de uma forma isolada.

Um exemplo é o tomate, que tem licopeno — o qual tem função antioxidante e bloqueia o crescimento de células cancerígenas. O tomate é um alimento funcional, mas uma cápsula que contém o licopeno é considerada um produto nutracêutico.

Qual a diferença entre produto nutracêutico e funcional?

Não é muito incomum que um seja apontado como sinônimo do outro. Contudo, a verdade é que os dois não são a mesma coisa, embora o benefício para a saúde possa ser conquistado pelo uso de ambos. Pode-se começar falando da sua aparência: enquanto funcional é um alimento normal (tomate, laranja, maçã), o nutracêutico tem característica de remédio.

Esse é apenas um modo geral de diferenciar os dois. De forma mais detalhada, podemos ver como funcionais todos aqueles alimentos ingeridos por uma pessoa que proporcionam algum benefício para a saúde, além da função nutritiva. Ou seja, nesses alimentos, alguns compostos biologicamente ativos afetam positivamente o organismo, melhorando a saúde.

Já os produtos nutracêuticos são somente esses compostos biologicamente ativos que afetam de forma positiva o corpo, melhorando a saúde. Esses compostos (que podem ser minerais, vitaminas, ômega 3 etc.) são, assim, isolados dos alimentos e comercializados para suplementar a alimentação.

Quais os benefícios dos produtos nutracêuticos?

O fornecimento de nutrientes é o principal benefício do consumo de produtos nutracêuticos. Todos os compostos bioativos presentes nos produtos cumprem um papel importante para melhorar o funcionamento do organismo, bem como para diminuir o risco de surgimento de muitas doenças e auxiliar nos tratamentos.

Ou seja, esses produtos nutrem o corpo e diminuem consideravelmente o risco de aparecimento de muitas doenças, pois fornecem os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar adequadamente, ajudando também na otimização de resultados. Obviamente, esses benefícios variam de acordo com a substância presente no produto.

Esse fator também é um benefício, pois, a partir dele, pode ficar mais fácil escolher o produto ideal para cada objetivo. Basta entender do que o corpo precisa e complementar a alimentação com o produto certo!

Embora muitas pessoas julguem ser muito simples ingerir todos esses nutrientes necessários por meio dos alimentos, a verdade é que é complicado consumir a quantidade diária recomendada apenas dessa forma. Por isso, os nutracêuticos são aliados tão importantes para complementar essas necessidades nutricionais, pois fornecem uma quantidade ideal para que o corpo tenha sempre à disposição os nutrientes necessários para um bom funcionamento.

Os benefícios mais específicos estão muito relacionados com a substância em si presente no produto, mas os que mais se destacam são:

• prevenção de doenças cardiovasculares;

• prevenção de alguns tipos de câncer;

• função antioxidante, antisséptica e vasoconstritora;

• inibição da formação de coágulos, carcinógenos e inflamações;

• controle de glicemia e colesterol sérico;

• melhora da saúde intestinal.

Como identificar um produto nutracêutico de qualidade?

O produto nutracêutico pode ser identificado principalmente pela sua forma: sempre em cápsula, pó ou comprimidos e nunca como alimento em si (nesse caso, seria um alimento funcional). Para entender isso, basta relembrar a questão do composto ativo de um alimento que é isolado, o qual seria a substância que compõe o produto nutracêutico. Sendo assim, alguns exemplos são:

Ômega 3-6-9

Esse é um suplemento à base de óleo de linhaça, borragem e peixe associados à vitamina E. Regulação dos níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuição dos sintomas da TPM e menopausa, manutenção da saúde da pele, sistema circulatório, respiratório e cardiovascular são alguns dos benefícios do Ômega 3-6-9.

A ingestão recomendada é uma cápsula três vezes ao dia, preferencialmente com as refeições.

Colágeno

É uma combinação de colágeno com um complexo feito de 17 vitaminas, silício orgânico e minerais. Pode ser ingerido a qualquer momento do dia, acompanhado de iogurtes, cereais matinais, leites, sucos e frutas. Porém, o mais indicado é que seja ingerido no período da noite com água, possibilitando melhor absorção. Seu principal benefício está relacionado com a melhora da pele: suavização das rugas e aumento da elasticidade.

Viricaps

Com uma única dose por dia, esse suplemento vitamínico e mineral supre todas as necessidades diárias. Por ser um estimulante natural, tônico e energético, ele é muito buscado por quem enfrenta cansaço físico e mental, bem como fadiga e estresse. Vitaminas B1, B2, B5, zinco e ferro são alguns dos ingredientes que compõem esse suplemento.

Com uma rotina tão agitada como a que a maioria das pessoas enfrenta, não há nada melhor do que saber que existem produtos que fornecem os nutrientes de que o corpo precisa e que não dá tempo de consumir de outras formas. Melhor ainda é saber os benefícios desses produtos e mais: como identificar um produto nutracêutico de qualidade.

Então, o que achou do nosso post sobre produtos nutracêuticos? Já conhecia essa forma de cuidar da saúde e otimizar seus resultados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assunto como este!