fbpx

Exercício sem dieta resolve? Por que não?

Exercício sem dieta resolve? Por que não?

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios é a principal combinação para quem deseja ter um estilo de vida mais saudável e perder o excesso de peso. No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre as pessoas acabam seguindo esses dois modelos, deixando um ou outro de lado. Em outros casos, as pessoas não gostam ou não conseguem levar uma dieta equilibrada, optando sempre por alimentos mais práticos e rápidos, mas também, mais calóricos. Ou então, existem aquelas pessoas que não gostam da prática de atividades físicas, e por isso, preferem regrar mais a alimentação e deixar os exercícios de lado.

O número de pessoas que começam a realizar atividades físicas aumentam a cada dia, entretanto, nem todas elas seguem uma dieta equilibrada e saudável. Diante disso, a grande dúvida é:

Exercícios sem dieta resolve?

A primeira coisa a se pensar, antes de saber se vale a pena fazer exercícios sem cuidar da alimentação, é:

Qual o seu objetivo? Isso porque nem sempre as pessoas começam a praticar atividades físicas com o desejo de emagrecer. Por exemplo, se você está em seu peso ideal mas se considera uma pessoa muito sedentária e tem como meta erradicar o sedentarismo, a prática de exercícios já é o suficiente para você.

Em outros casos, onde o objetivo é combater alguma doença cardíaca, por exemplo, realizar exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional é fundamental, lembrando de sempre seguir as prescrições médicas para não exagerar. Por outro lado, se a sua meta é apenas emagrecer, você precisa saber que só alcançará bons resultados se combinar a prática de exercícios físicos com uma dieta balanceada.

Mas por que? Não é possível emagrecer apenas começando atividades físicas?

A resposta é: Não! Não se pode dizer que é impossível, mas é ainda mais difícil perder peso apenas com exercícios físicos. Isso porque quando se começa a praticar atividades físicas, as pessoas automaticamente já colocam na cabeça que estão gastando mais energia, e por isso, podem comer mais.

No entanto, esse pensamento é um tanto errado, pois se a meta é perder peso, é preciso queimar mais do que consumir, certo? Certo! Dessa forma, quando se começa a praticar atividades físicas, ainda mais para quem já está há um bom tempo sem praticar, é comum que a vontade de comer aumente ainda mais. Isso porque dependendo da atividade, o gasto calórico é ainda maior, fazendo com que a pessoa sinta necessidade de repor açúcar e gordura logo após praticar os treinos.

Se assim acontecer, é possível que além de não emagrecer, ainda se ganhe mais peso, indo totalmente contra a sua meta inicial. Esse pensamento de que “já realizei exercícios hoje, agora posso comer mais” é o tipo de pensamento do grupo dos conhecidos compensadores, os quais realizam as atividades físicas apenas para diminuir a culpa por comer o que tiver vontade. Entretanto, se esse for a sua linha de pensamento, saiba que não irá muito longe, e ainda, que a sua meta de emagrecer está cada vez mais difícil de ser alcançada.

Para entender melhor como isso funciona, basta pensar um pouco mais sobre o assunto. Para emagrecer, é preciso que o seu corpo gaste mais energias do que ingere. Ou seja, é preciso reduzir a quantidade de calorias que você consome, e ainda, encontrar alguma forma de fazer com que o seu corpo gaste mais energia do que o normal. Assim, o seu gasto calórico será maior, enquanto o consumo menor, o que resultará na perda de peso.

Outra coisa que você também precisa saber é que, é muito mais fácil consumir, por exemplo, 500 kcal do que gastar esse valor. Pense assim: para consumir 500 kcal, basta comer um pedaço médio de lasanha, enquanto que para gastar 500 kcal, você precisa caminhar aproximadamente 8 km. Por isso, é muito mais fácil engordar do que emagrecer, e pensar que só porque se realizou atividade física, pode-se comer o que quiser, está completamente errado.

Agora que você já sabe que a prática de exercícios sem uma alimentação regrada não funciona, está na hora de começar a repensar os seus hábitos.

Se a sua meta é perder peso, procure a ajuda de um nutricionista e invista em uma rotina de alimentação saudável com exercícios físicos regulares que o seu objetivo será alcançado!