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Não tem tempo pra treinar?

Não tem tempo pra treinar?

Nutrientes que precisa ingerir para melhorar seu rendimento

Não ter tempo para realizar treino ou atividades físicas diárias não é desculpa para deixar de se cuidar e não se preocupar com a alimentação. Apesar de exercícios físicos somados com cuidados alimentares serem os grandes responsáveis por bons resultados em relação ao corpo, é possível sim melhorar seu rendimento e se cuidar prestando atenção ao que se come diariamente.

Saiba quais nutrientes é preciso ingerir – e onde é possível encontrá-los – para manter uma vida saudável mesmo quando não se tem tempo para treinar:

O que é preciso para manter uma dieta saudável?

1. Nutrientes

Existem nutrientes que são essenciais para o organismo e ajudam a manter a disposição no dia-a-dia. São considerados nutrientes essenciais:

– Ferro: encontrado em alimentos como o feijão, a carne vermelha, ovos e vegetais verde-escuros. O ferro é responsável por dar energia ao corpo e evitar doenças como a anemia.

– Cálcio: encontrado no leite, no brócolis, no espinafre, no queijo cottage, na castanha do para e na ameixa seca. O cálcio é responsável por garantir a saúde dos ossos e dentes e também participa na contração muscular.

– Vitaminas: dentre as vitaminas mais importantes para o corpo estão as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D. Alimentos como castanha-do-pará, amendoim, banana, peixes, iogurtes e vegetais verdes são ricos em vitamina B. Frutas como a laranja e o limão contém vitamina C e a vitamina D é adquirida em sua maior parte através da exposição ao sol.

– Zinco: encontrado no feijão, no frango, nas nozes e no arroz integral. O zinco é responsável por prevenir o envelhecimento precoce, fornece energia para o corpo e ajuda na perda de peso.

2. Boa hidratação

Além dos nutrientes essenciais para um bom funcionamento, o corpo precisa também se manter hidratado. Ao longo do dia perdemos em torno de 2,5 litros de água através do suor, da urina, das fezes e até mesmo da respiração. Esse líquido precisa ser reposto, razão pela qual beber água é essencial para se manter saudável.

O ideal é ingerir de 2,5 a 3 litros de líquidos diariamente, podendo ser divididos em água pura, sucos, chás e outras bebidas consideradas saudáveis.

Chás, vitaminas e suplementos podem ajudar
Quem acredita que precisa complementar sua alimentação para ingerir todos os nutrientes necessários para seu corpo pode contar com a ajuda de chás, vitaminas e suplementos. Com a ajuda destes é possível repor aquilo que está em falta no organismo.

• Chás
Os chás ajudam a combater o inchaço, a melhorar a digestão, contribuem para o emagrecimento – através do aumento da temperatura do corpo – e também servem para repor líquidos. Dentre os chás ideais para quem não tem tempo de treinar estão:

Chá verde: Ótimo para quem quer perder a barriga ou manter o peso ideal. Esse chá contém cafeína e catequinas, duas substâncias que fazem com que o metabolismo se mantenha acelerado. Ajuda também na digestão e combate o inchaço.

– Chá mate: Como contém cafeína, o chá mate é também um potente emagrecedor. A substância estimula o corpo a utilizar as células de gordura estocadas para gerar energia para o metabolismo.

Chá de hibisco: Bastante conhecido como emagrecedor, o chá de hibisco ajuda a combater o inchaço, melhora a digestão e contribui para que o corpo elimine mais facilmente as toxinas.

Chá preto: Ideal para ser consumido nos intervalos das refeições, o chá preto possui grande ação termogênica e a cafeína presente nele é a grande responsável por acelerar o metabolismo e contribuir para a perda de peso.

– Chá de camomila: Como possui propriedades calmantes, o chá de camomila é ótimo para contribuir para uma noite de sono e também diminuir a compulsão por comer doces ou qualquer outro alimento fora do horário das refeições.

• Vitaminas

As vitaminas fazem parte dos nutrientes essenciais para o corpo e podem ser ingeridas durante a refeição, juntamente com alimentos que são ricos nesse nutriente.

Dentre os alimentos ricos em vitaminas estão: o morango, o kiwi, a laranja e o limão (vitamina C); fígado, leite e ovos (vitamina A); carnes, castanha-do-pará, semente de girassol, banana, peixes, mariscos e amendoim (vitaminas do complexo B); óleo de salmão e ostras (vitamina D); brócolis e couve-flor (vitamina K).

Caso seja preciso – e após consulta com o médico – é possível apostar também nos suplementos vitamínicos.

 

• Suplementos

Os suplementos alimentares são mais recomendados para quem treina com frequência e precisa de mais energia para suas atividades. Eles complementam a dieta e fornecem nutrientes.

Dentre os mais conhecidos estão: Whey, BCAA e PowerOne.

Assim como no caso de suplementos vitamínicos o ideal é consultar profissionais da saúde, como um nutricionista ou um médico primeiramente, para garantir que a alimentação se mantenha saudável e que não haja ganho de peso.