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O que comer no pós-treino?

O que comer no pós-treino?

Assim como no pré-treino, após realizar alguma atividade física é necessário ter cuidados na alimentação, por isso daremos algumas dicas do que comer no pós-treino.

Para conquistar os melhores resultados não basta pensar apenas nos exercícios que irão compor o treino. Manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, antes e depois do treino também é importante para garantir um bom desempenho.

Muito se fala sobre o que comer antes no pré-treino, mas e depois dos exercícios, o que é recomendado ingerir? Diferente do pré-treino, o pós pode ser ingerido logo após o termino dos exercícios. A melhor indicação é o consumo de alimentos que sejam ricos em proteínas, já que esses auxiliam na reparação das fibras musculares e no aumento de massa magra no corpo. Já os carboidratos são responsáveis por garantir a recuperação do glicogênio muscular, além de evitar o catabolismo. Tomar uma boa quantidade de água, tanto durante quanto após o treino, também ajuda na recuperação do organismo.

Além disso, alimentos com alto nível glicêmico como banana, mamão papaia, laranja, pães, bolos e arroz branco são uma das melhores opções para comer após a realização de exercício. Isso porque, o carboidrato refinado é absorvido rapidamente pelo organismo, fornecendo energia e preservando a massa magra.

 

Posso tomar Whey após o treino?

Sim, aliás uma das principais indicações que os nutricionistas recomendam. Porém, deve-se ter cuidado com o tipo de whey que se irá tomar. Para o pós-treino, o mais recomendado é o hidrolisado já que esse contém mais proteína se comparado as formas concentradas e isoladas, o que ajuda na regeneração dos músculos.  

 

 

O BCAA, suplemento composto por valina, leucina e a isoleucina, também uma boa opção. Ele é utilizado na síntese proteica e na renovação muscular, ajudando no ganho de massa muscular. Além disso, o suplemento também retarda a fadiga e ajuda a manter um estoque de energia no organismo.

 

É possível ingerir gorduras no pós treino?

Muitas pessoas acreditam que a gordura é um item que deve ser cortado de qualquer dieta, já que são difíceis de digerir e diminuem a ação da insulina no corpo. Mas, ao contrário, ela é extremamente importante e necessária para o bom funcionamento do organismo, e ajuda tanto na perda de peso quanto na hipertrofia muscular. Peixes, abacate, castanhas, azeite extra-virgem e óleo de coco, são algumas das opções de gorduras boas que podem ser ingeridas no pós-treino.

Como pudemos observar, a escolha correta de alimentos para o pós-treino ajudam na construção dos músculos, ao reabastecimento de energia, a saciedade e na perda de peso. Mas lembre-se: é necessário que o consumo aconteça de forma equilibrada, já que em excesso pode causar danos à saúde. A seguir, apresentamos alguns alimentos ricos em proteínas e carboidratos que são ótimos para a ingestão após o treino:

 

Proteínas:

  • Frango;
  • Carne;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Iogurtes Desnatados;
  • Queijo Branco ou contage;
  • Castanhas, amêndoas ou amendoim;
  • Feijão, grão de bico ou lentinha;
  • Quinoa;
  • Brocólis;
  • Sementes de gergelim, abóbora, girassol, linhaça, chia, entre outros.

 

Carboidratos

  • Batata (doce ou salgada)
  • Banana
  • Pão integral
  • Arroz Integral
  • Macarrão

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