O que comer no pré-treino?

Carboidratos e proteínas são as melhores opções de pré-treino para quem busca treinar com energia ao mesmo tempo que perde peso.

Uma alimentação de qualidade alinhada a uma boa série de exercícios são os principais pilares para se ganhar resultados e garantir um corpo perfeito. Porém, é necessário ter muito cuidado com os tipos de nutrientes que o nosso corpo ingere tanto antes, quanto depois do treino, já que certos alimentos podem gerar um resultado contrário daquele esperado inicialmente.

Através de uma dieta equilibrada antes e depois dos treinos, o organismo ao mesmo tempo que ganha energia, também queima calorias. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora das refeições, priorizando alguns alimentos e dispensando outros, para que dessa forma seu corpo tenha um ótimo rendimento.

O pré-treino ideal leva em consideração diversos fatores, como o tipo de treino que será realizado, seu tempo, intensidade, entre outros. Para cada série de exercícios são recomendados alimentos e suplementos específicos que ajudam na sustentação do corpo. Outro fator importante, é evitar consumir alimentos que de alguma forma lhe causem desconfortos intestinais, já que poderão atrapalhar o seu desempenho na hora de realizar o treino.

Carboidratos e proteínas são as melhores opções de pré-treino. O carboidrato ajuda a abastecer os músculos com glicogênio, garantindo mais energia para a realização dos exercícios. Já a proteína, acelera o metabolismo, melhorar a sua recuperação além de proteger a sua massa muscular. Gorduras em excesso e fibras devem ser evitadas.

 

Mas qual é o melhor horário para fazer o pré-treino?

Depende muito do tempo que você tem disponível antes de começar os exercícios. Mas tome cuidado, pois dependo o horário alguns itens deverão ser cortados da sua dieta. Por exemplo, se você irá comer uma hora antes do treino, de prioridade aos carboidratos e dispense as proteínas.

Abaixo, você confere algumas dicas de alimentos que são indispensáveis em qualquer pré-treino, independente do tipo:

Batata-Doce

A batata é uma ótima fonte de energia, já que é um carboidrato de fácil digestão. Além de possuir uma baixa quantidade de gordura, ela é rica em minerais importantes para a prática de exercícios como potássio, cálcio, fósforo e ferro. A batata-doce também é um alimento extremamente versátil, já que pode ser consumida de diversas maneiras. O recomendado é que junto com a batata também seja consumido algum tipo de proteína como por exemplo, o frango.

Proteína em Pó

            Hoje é possível encontrar no mercado uma grande variedade de proteínas em pó, como a proteína do soro do leite (whey), proteína do arroz, proteína da carne, entre outros. Esses tipos de suplemento geralmente são digeridos mais rapidamente que alimentos sólidos e são ótimas opções para pessoas que tem um tempo curto para se alimentar antes de um treino.

 

 

Banana

            Fruta favorita entres os apreciadores de esportes e exercícios físicos, a banana é rica em carboidratos o que garante a energia na hora do treino. Além disso, a banana é rica em potássio, nutriente essencial para quem treina, já que previne o surgimento de câimbras e outras lesões.

Peito de Frango

Combinado com a batata doce, o frango é um dos alimentos queridinhos por quem busca ótimos resultados, já que fornece muita proteína ao mesmo tempo sem carboidratos e sem gorduras. Além disso, o frango é um dos alimentos proteicos mais baratos existentes no mercado;

Grãos Integrais

Todos os produtos que levam grãos integrais, como pães, massas e o próprio arroz são alimentos essenciais para o pré-treino. Como possuem um índice glicêmico baixo, os grãos evitem o pico de insulina e a hipoglicemia que causa enjoo, náuseas e tonturas. A aveia, por exemplo, é um cereal rico em carboidratos, fibras e proteínas. Já os pães integrais são ótimos durante os treinos já que gera uma grande quantidade energia para o organismo.

 

Outros alimentos ricos em proteína para o pré-treino:

  • Shakes de Proteína;
  • Queijo tipo contage;
  • Peixes;
  • Peito de Peru;
  • Atum;
  • Ovos;
  • Patinho ou coxão mole;

 

Outros alimentos ricos em carboidratos para o pré-treino:

  • Arroz branco/integral/parbolizado;
  • Pão integral;
  • Macarrão integral;
  • Aveia;
  • Frutras;
  • Suplemento de carboidrato;
  • Tapioca;
  • Mandioca;

Além de se alimentar de maneira correta não esqueça de manter seu organismo sempre hidratado, para que não haja nenhum tipo de desconforto durante os treinos.

 

Leia também: Porque o picolinato de cromo ajuda a emagrecer?