Ômega 3: 6 benefícios para sua saúde

Se você se interessa por alimentação saudável, certamente já ouviu falar nos benefícios do ômega 3. Esse composto de ácidos graxos reforça a camada lipídica em torno das células do corpo. Em resumo, tal proteção faz com que o organismo atue melhor. Siga de olho no post de hoje para conferir os detalhes!

O que é ômega 3

Existem diversas gorduras nos alimentos. Dependendo da estrutura molecular, elas podem ser classificadas como um ômega 3. É o caso do ácido eicosapentaenoico (EPA), do ácido docosa-hexaenoico (DHA) e do ácido alfa-linolênico (ALA).

Esses nutrientes do nome complicado têm uma função bem simples: proteger a nossa saúde. Todos são considerados gorduras boas, ou seja, que atuam em benefício do organismo. Além de construir as membranas que envolvem as células, eles permitem a produção de substâncias para combater processos inflamatórios do corpo.

Muitas dessas inflamações estão relacionadas a obesidade, pressão alta e diabetes. Portanto, o consumo regular de ômega 3 ajuda a controlar – ou mesmo prevenir – problemas de saúde.

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Benefícios do ômega 3

Médicos e nutricionistas do mundo inteiro pesquisam as vantagens de se incluir ômega 3 na dieta. Entre os benefícios listados pelas investigações científicas, destacamos:

1. Reduz doenças do coração

Estudos conduzidos no Círculo Polar Ártico revelaram que os esquimós não têm histórico de doenças coronárias. A alimentação rica em peixe, fonte de ômega 3, foi apontada como o motivo principal.

2. Diminui o colesterol

Os ácidos graxos colaboram na redução dos triglicerídeos e do LDL, o colesterol ruim. Isso diminui o risco de complicações cardiovasculares. A frequência cardíaca, por exemplo, tende a ficar normalizada.

3. Regula a pressão arterial

Outra consequência benéfica do ômega 3 é a redução da pressão sanguínea. Com as artérias desobstruídas, devido à menor presença do LDL, o sangue pode fluir livremente.

4. Melhora a capacidade de aprendizagem

O ômega 3 do tipo DHA melhora a ligação dos neurotransmissores a seus receptores. Isso significa uma comunicação cerebral mais ativa. Há ganhos na memória e em outras áreas relacionadas ao processo de aprendizagem.

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5. Combate a depressão

O DHA ainda eleva os níveis de serotonina e dopamina, hormônios do bem-estar. Sem eles, podemos sofrer de mau humor, ansiedade e até depressão. Pesquisas indicam que idosos depressivos têm baixa concentração do ácido graxo no organismo.

6. Reforça a imunidade

O ômega 3 ainda é capaz de sintetizar hormônios esteroides e células do sistema imunológico. Assim, auxilia no combate às citocinas, proteínas responsáveis por inflamações crônicas.

Como consumir ômega 3 corretamente

Linhaça

As gorduras boas dos tipos EPA e DHA estão presentes, principalmente, em peixes e crustáceos. Salmão com pele, atum e merluza são algumas opções. Já o tipo ALA é encontrado na linhaça, nas nozes e no óleo de canola.

Suplementos alimentares também podem fornecer sua dose diária de ômega 3. A alternativa vale para indivíduos com dietas restritas, ou que não tenham acesso fácil aos ingredientes in natura.

Que tal incorporar algumas cápsulas de ômega 3 ao seu dia a dia? Consulte-se com nutricionista ou endocrinologista para avaliar a quantidade necessária. Os produtos da Viva Leve Fitness, associados a uma alimentação equilibrada e a atividades físicas, podem contribuir bastante para o seu bem-estar. Conheça nosso catálogo on-line!